Críticas estruturadas aos trabalhos luz e sombra dos colegas
Crítica Luz e Sombra
- Esse exercício teve como proposta a elaboração de uma crítica da composição dos trabalhos de luz e sombra de pelo menos dois colegas de sala, trabalhando diversos aspectos aprendidos e desenvolvidos em sala de aula.
Segue aí as críticas:
Slide e fotos de: Henrique Rodrigues de Sales
Analisando a composição do slide, há uma harmonia na questão dos pesos; as imagens estão bem distribuídas e seguem a direção padrão ocidental de olhar (da esquerda para direita, de cima para baixo), sendo o maior peso na parte direita e para baixo. A área vazia abaixo das duas primeiras imagens traz um alívio para a composição e contrapõe à figura mais escura no canto superior direito.
Em todas as imagens foi bem trabalhado o contraste entre luz e sombra, o que deu um efeito muito interessante. Além de que devido ao posicionamento da luz, tornou-se visível a textura do papel, o que deu uma camada a mais para a composição.
Algo que me incomodou, principalmente na foto do canto superior direito foi a percepção clara que o objeto utilizado foi papel, entregou muito o objeto. Apesar de ter tido o mesmo problema, a imagem do canto inferior direito criou uma ideia de profundidade bem legal e o fato do objeto como um todo não aparecer, a diferenciou das outras propostas.
Logo, apesar de ter entregado muito os materiais da composição, o jogo de luz e sombra com alto contraste, a textura e a profundidade, além da própria composição no slide obteve um resultado muito interessante e agradável.
Slide e fotos de: Deivid Felipe dos Santos Sales
A composição como um todo ficou muito boa, as imagens estão centralizadas, com o mesmo espaço entre elas e, em uma ordem que o peso maior está no centro e, ao lado direito e esquerdo aparecem fotos mais leves e claras que direcionam o olhar para o centro contrastante.
Um aspecto que incomodou foi o fundo da primeira imagem (olhando da esquerda para direita) que destoa da última imagem e, pela composição do slide, há uma expectativa que essas imagens laterais tenham elementos e composição parecidas e mais "clean" em relação ao que foi apresentado. Assim, o fundo da primeira foto toma para si a atenção e compete com elemento principal, além de afetar a harmonia do slide.
A foto central ficou muito interessante, pois cria uma ideia de profundidade e imersão com o contraste da luz e sombra, além de ser o foco da composição e, as outras imagens parecem que a complementa harmonicamente (apesar das questões do fundo já mencionadas).
Comentários
Postar um comentário