Parágrafo "dialógico" sobre as ideias do texto "Animação Cultural" do Flusser

    O texto proposto aborda uma visão única, no qual a ideia dos objetos serem construídos com o propósito de servir a humanidade é questionada. Outro fator é a menção a uma Revolução dos objetos, iniciada com a desvalorização de alguns segmentos como a arte e a reflexão a partir do momento que aparelhos eletrônicos se tornam aptos a realizar alguns trabalho pelos seres humanos. Analogamente ao texto, o mundo contemporâneo desenvolveu as IAs e o chatgpt, tecnologias atreladas à objetos e que criam e recriam artes e textos, ou seja, o campo da estética de da reflexão pura, como mencionado no texto de Flusser, já foi, em parte, tomado pelos objetos. Essa questão é preocupante, visto que objetos tecnológicos estão retirando da humanidade trabalhos da área criativa e associada ao pensamento, trabalhos esses que sustentariam a humanidade como seres "superiores" aos objetos e animais, visto a capacidade de raciocínio.

     Dessa forma, sendo a estética e a reflexão produzidos por objetos, o que resta à humanidade é a cultura. Nesse sentido, o problema é ultrapassar a tendência da valoração da cultura, pois automatizar sua produção colocaria em risco o viés contemplativo e, como consequência, a percepção do espaço pelo ser humano e sua sensibilidade se atrofiaria.

    Assim, correlacionando com as ideias principais do livro "Sociedade do Cansaço" de Byung-Chul Han, o ser humano se tornaria mesmo um tijolo (como apresentado no texto de Flusser), se reduziria a um objeto, a uma peça/máquina descartável, sobrecarregada com trabalhos objetivos e sucumbiria aos males da sociedade atual, como a depressão, ansiedade e burnout.

    Por outro lado, fugindo de um dualismo extremista, há quem defenda que os seres humanos são tão dependentes de objetos quanto os objetos em relação ao humanos, portanto, se existe essa relação, tanto a ideia defendida no texto de uma Revolução dos Objetos, quanto o pensamento de que os objetos seriam escravos dos humanos são equivocadas. Nesse viés, uma relação de mutualismo entre ambos seria necessária, já que a ideia de objetos serem construídos com o propósito de servir a humanidade pode ter consequências variadas, prejudicando (como a utilização do potencial das IAs de forma indiscriminada) ou auxiliando os seres humanos (ao ser tida como recurso, um mero suporte).

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