Fotos de objetos, trabalho de corte, dobra, luz e sombra
Essa foi minha primeira tentativa, feita em sala de aula; algo me incomodou nela, apesar de não saber exatamente o que gerava esse sentimento.
As críticas dos professores se pautaram no excesso de elementos e na percepção fácil de que era feito com papel dobrado e recortado, assim, no processo de refazer em casa tentei aprimorar esses aspectos.
Analisando os aspectos composicionais do slide apresentado em aula, sinto um leve incômodo relacionado à disposição de imagens: embora a imagem central esteja perfeitamente posicionada, a da esquerda mantém uma distância muito pequena da borda e não está devidamente alinhada com a da direita (que é menor). Mas, de modo geral, isso não traz grandes prejuízos ao trabalho, já que as três imagens se relacionam perfeitamente em cor, forma e temática.
ResponderExcluirEm todas as imagens, gera-se uma boa sensação à medida que as formas se sobrepõem e seguem determinado ordenamento (e paradoxalmente "desordenamento" também) criando movimento e certa organicidade.
Na imagem 1 do slide (2 do blog), me chama a atenção a existência de diferentes planos, que estão muito bem posicionados (bom enquadramento). No entanto, uma breve dobra desarmônica na região inferior quebra a expectativa de alinhamento. Na imagem 2 (3 do blog), é encantador como as linhas, de modo curvo, leva nosso foco à região superior da fotografia. Por fim, gosto especialmente do jogo de sobreposições e sombras presente na última imagem, sinto que ele "convida" nosso olhar a adentrar mais a figura.
Uma excelente exposição!
Ao analisar a composição, a disposição das imagens e o formato escolhido para cada uma chama a atenção, pois há uma conexão entre as imagens laterais quanto ao formato do objeto, a perspectiva e o jogo de luz e sombra, enquanto a imagem central parece um recorte mais distante desse mesmo objeto, o que sintetiza o conceito abordado na composição. No entanto, a imagem da direita possui uma tonalidade um pouco mais escura, o que cria um peso que atrai o olhar para essa lateral e quebra um pouco a conexão com as demais imagens. Na parte superior da imagem central, as dobraduras do papel estão mais próximas, o que cria uma sombra que destoa do padrão que as demais dobraduras apresenta. O enquadramento das imagens, principalmente as laterais, cria uma atmosfera de mistério, o que faz com que o observador passe mais tempo observando a composição tentando decifrá-la e percorra as imagens diversas vezes em uma trajetória circular.
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